sábado, 26 de setembro de 2015

TEMENDO PERDAS ELEITORAIS, PREFEITO EDUARDO PAES LIBERA LINHA 474 PARA FINS DE SEMANA E FERIADOS

LINHA 474 DA BRASO LISBOA JÁ TINHA OUTRA NUMERAÇÃO, 25, COMO MOSTRA ANÚNCIO DAS CARROCERIAS METROPOLITANA DE 1960.

Diante do impacto da repressão policial e dos arrastões envolvendo jovens vindos do Jacarezinho - as confusões, na verdade, teriam sido provocadas por rapazes de classe média de Copacabana e Ipanema - e com o risco de sofrer desgaste político que poderá causar perdas eleitorais em 2016, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu manter a linha 474 nos fins de semana e feriados.

A medida é só um paliativo, porque continua valendo quase todo o plano de extinção das linhas diretas da Zona Norte e Zona Sul que forçará a baldeação Zona Norte X Centro e Centro X Zona Sul, e a brecha apenas tem como medida "permitir" o acesso da população do Jacaré para as praias de Copacabana e Ipanema.

Continuam comprometidas as idas de trabalhadores e estudantes, sobretudo moradores da Zona Sul que estudam na UERJ do Maracanã e moradores da Zona Norte que estudam na PUC de Gávea, que terão que fazer baldeação, perdendo tempo e dinheiro (o Bilhete Único só tem validade no tempo do itinerário do primeiro ônibus e as ruas são congestionadas).

A única coisa que será evitada é o agravamento dos incidentes conflituosos que tomaram conta dos noticiários nacionais e indicaram a vocação elitista das decisões do governo Eduardo Paes. Ele, que terá um sucessor de sua chapa para 2016 (não pode ser reeleito novamente), está pensando no êxito nas urnas.

Daí a minguada compensação de liberar a linha 474 para sábados, domingos e feriados. Nos dias úteis da semana, valerá o sacrifício de pegar o primeiro ônibus até a Candelária e enfrentar um BRT lotado para a Zona Sul. E isso com o Bilhete Único se esgotando provavelmente na chegada da Cidade Nova.

Um comentário:

  1. As linhas zona norte - zona sul que atravessam os tuneis serão mantidas, não haverá transbordo. Esse blog mente!!

    ResponderExcluir