segunda-feira, 7 de setembro de 2015

BRT TRANSCARIOCA CIRCULA COM GRANDE LOTAÇÃO


A dura realidade vivida pelos cariocas, depois que várias linhas de ônibus tiveram percurso mutilado - 332 Castelo / Taquara (Via Copacabana), 465 Cascadura / Gávea, 676 Méier / Penha, 689 Méier / Campo Grande, 910 Bananal / Madureira e 952 Penha / Praça Seca - , é observada nos ônibus BRT da Transcarioca que circulam nos corredores do Fundão, Madureira, Jacarepaguá e Barra da Tijuca.

Ônibus lotados que, mesmo em horários de menor movimento, já têm todos os assentos ocupados, e que simplesmente ficam superlotados nos momentos de pico, são uma realidade indiscutível que só as autoridades não veem. Pior: não há ônibus a toda hora e nota-se que até para entrar num BRT a espera, se não é muito longa, é suficiente para desqualificar o sucesso do sistema.

Algumas avenidas são congestionadas, dificultando a transferência dos BRTs de avenidas exclusivas para outras através de avenidas de trânsito geral. Alguns veículos têm estado de conservação problemático, apresentando alguns amassados ou lataria sacolejante.

Quanto aos trajetos mutilados, uma realidade pôde ser observada na última sexta-feira, dia 04, às 16h30, quando, dentro de um ônibus da 368 Castelo / Rio Centro - ônibus comum, com ar condicionado - , um passageiro foi telefonar, com seu celular, para uma amiga e, num dado momento da conversa, ele lamentou a respeito da condição de seu Bilhete Único.

Ele afirmou que o cartão eletrônico só tem duas horas e meia de validade e ele se esgotaria no fim do passeio do 368, o que obrigaria ele a pagar outra tarifa no próximo ônibus que pegar. Só que ele não estava com dinheiro da tarifa e perguntou para a amiga se poderia oferecer uma carona para ele.

São dramas assim que aumentarão com o sistema de ônibus que eliminará a ligação Zona Norte-Zona Sul a partir de outubro. Até porque as linhas de cada zona para o Centro já têm mais de duas horas de percurso e, com a cidade cada vez mais congestionada, sobretudo com a redução gradual de ônibus em circulação, esse tempo pode aumentar drasticamente.

Na prática, as pessoas terão que pagar duas tarifas se quiserem ir de ônibus. Será muito mais caro usar o transporte coletivo.

Um comentário:

  1. As linhas zona norte - zona sul que atravessam os tuneis serão mantidas, não haverá transbordo. Esse blog mente!!

    ResponderExcluir