quarta-feira, 16 de março de 2016

PRISÃO DE SUSPEITOS É PRECEDENTE PARA DEFINIR TROLAGEM COMO CRIME

BUSÓLOGOS FIZERAM TROLAGEM HUMILHANDO QUEM REPROVASSE A PINTURA PADRONIZADA NOS ÔNIBUS DO RIO DE JANEIRO.

A prisão de vários suspeitos acusados de despejar comentários racistas contra atrizes, apresentadoras e mulheres jornalistas, entre outras humilhações, abre um precedente para a punição de praticantes de trolagem, que podem ser enquadrados em crime de formação de quadrilha, entre outros motivos.

Um dos suspeitos, Tiago Zanfolin Santos, de 26 anos, acusado de estimular ataques raciais contra as atrizes Taís Araújo, Cris Vianna e Sheron Menezzes e a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, foi detido quando estava em Brumado, no interior da Bahia. Ele é funcionário de uma empresa de informática.

Outros suspeitos foram detidos em outras partes do país, como São Paulo e Santa Catarina. Há outros mandados de busca e apreensão, totalizando 11. Tiago foi identificado como um dos líderes de uma "organização criminosa" que realizava ofensas pela Internet.

A trolagem é cometida visando dois objetivos: defender valores pré-estabelecidos, relacionados ao poder do mercado, da mídia e da política, ou expressar preconceitos sociais graves. Seus praticantes estão associados desde à intolerância social contra negros e homossexuais até propagandistas de causas de extrema-direita.

BUSOLOGIA SOFREU TROLAGEM ENTRE 2010 E 2013

Uma onda de trolagens veio quando um pequeno grupo de busólogos do Rio de Janeiro passou a defender a pintura padronizada e outras medidas arbitrárias impostas pelo prefeito carioca Eduardo Paes.

Comentários agressivos, xingações e bordões do tipo "pare de falar besteira", dados contra quem discordava das arbitrariedades no transporte carioca, eram feitos ainda nos tempos do Orkut. Mas depois elas foram invadir até petições (abaixo-assinados digitais) contra a pintura padronizada e investir em ofensas pessoais gratuitas.

De repente, a busologia, que era um hobby que permitia o debate saudável sobre ônibus, virou um antro de intolerância e de "pensamento único" (num claro trocadilho com o Bilhete Único). Ofensas pessoais incluíam até mesmo o estado civil de busólogos, com humilhações violentas contra pessoas solteiras.

Dois principais suspeitos teriam promovido as trolagens, segundo denúncias de vários busólogos, que não quiseram revelar seus nomes. Um estava a serviço de uma prefeitura da Baixada Fluminense e chegou a criar um blogue de ofensas, intitulado "Comentários Críticos" - desativado após denúncias ao SaferNet, portal ligado a receber denúncias de crimes - , para humilhar busólogos diversos.

Outro, mais jovem, tornou-se mais tarde um colaborador de um grupo de busólogos. O rapaz costumava mandar mensagens usando pseudônimos diversos, inclusive de gente famosa, sempre com comentários "picantes" e "jocosos", sempre explorando o estereótipo de um "tarado gay".

Os dois foram denunciados pelos próprios amigos e a busologia do Rio de Janeiro sofreu uma crise, que fez com que a então ascendente prática fosse mais uma vez vítima de discriminação (era comum alguém que gostasse de ônibus fosse visto como estranho). Só que os busólogos do Rio de Janeiro passaram a sofrer discriminação por outro motivo: por estarem sempre brigando e xingando.

COMO SE DÁ A TROLAGEM

Geralmente, uma trolagem costuma surgir de repente, através de uma série de mensagens ofensivas que são publicadas quase ao mesmo tempo, num horário combinado com antecedência por um líder e seus amigos, não necessariamente cúmplices nestas práticas de humilhação.

O espaço varia, podendo ser uma página de recados da vítima, uma postagem ou um outro fórum na Internet. Os busólogos envolvidos recorreram a um abaixo-assinado contra a pintura padronizada nos ônibus cariocas.

A trolagem segue o mesmo caminho. Num primeiro momento, comentários irônicos são publicados, aparentemente sem agredir a vítima. Observa-se as gozações sutis e alguns lamentos sobre o ponto de vista da vítima.

Depois, quando a vítima percebe os comentários, independente de reação ou não - como, por exemplo, um simples ato de apagar tais mensagens - , o envio de mensagens continua massivo e começam a surgir as primeiras ofensas abertas.

Num terceiro momento, as mensagens partem para ofensas ainda mais violentas e ameaças. O líder da trolagem geralmente decide criar um blogue de ofensas, se utilizando indevidamente do conteúdo pessoal da vítima, reproduzido de forma pejorativa. Em casos extremos, o agressor passa a rondar a cidade onde vive a vítima, para intimidar.

Em 2015, casos de trolagem envolvendo famosos vieram à tona, chamando a atenção da opinião pública sobre a prática abusiva de humilhações na Internet. Pessoas que defendiam ideias e projetos retrógrados, só porque estavam na moda ou parecem novidade, além dos que despejaram comentários racistas e homofóbicos, passaram a chamar a atenção da Justiça e das autoridades policiais.

Daí que a prisão dos cinco suspeitos ligados aos ataques raciais contra famosas negras foi um precedente para condenar a trolagem na Internet, fazendo com que certos valentões pensem duas vezes antes de agredir alguém que não concorda com as convicções pessoais dos agressores.

Um comentário:

  1. Gullar morreu... Mas a picaretagem do PT, criticada por Gullar ficou...

    E ele estaria sim certo. Picareta é POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do Coração Valente... Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido ao mito.

    Mas sério mesmo para o ano de 2017, é o seguinte:

    O problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê... Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade, brilhantes, mas ENGANA-TROUXA...

    Petista apenas & só se preocupa com PSDB e outras ASNEIRAS. Que amor enrustido! Só fala a toda hora e minuto sobre PSDB etc.

    Mas petista nem se lembram do PeTê mesmo… Vejam um único exemplo bem simples:

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    A Semiótica do Coração Valente
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Mas quanto a tudo isso o que importa é a publicidade & a propaganda, somada com a baranguice de VELHA — tal qual Dilma. Eis:

    Grave mesmo é isso aqui:

    GOLPE e «CORAÇÃO VALENTE»:

    São clichês publicitários elaborados por 1 publicitário! Tal qual o preso milionário JOÃO SANTANA (o “Feira”…). São tais quais a frase publicitária de iogurte da DANONE, assim, veja:
    «DANONINHO VALE POR 1 BIFINHO». [ou: “CVC pensando em você”].

    Nunca jamais houve GOLPE; assim como DANONINHO jamais VALE POR 1 BIFINHO… E o slogan petista “Coração Valente” é uma frase feliz em termos publicitários (fazer a cabeça via mitologia), mas de um vigarismo extraordinário.

    [e reparem.., tudo isso tem a ver com Educação grosseira do Governo Petista. A pior da América inteira].

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