sexta-feira, 8 de maio de 2015

VIAÇÃO VILA REAL APOSTA NA DUPLA FUNÇÃO DO MOTORISTA-COBRADOR

A SOBRECARGA DE MOTORISTAS PODE PROVOCAR NOVOS ACIDENTES COMO O RECENTE, EM MADUREIRA, QUE MATOU O MOTORISTA E FERIU VÁRIOS PASSAGEIROS.

A Viação Vila Real está dando adeus à profissão de cobrador. Realizando demissões em troca do dinheiro para o ar condicionado - denúncia que está sendo feita nas mídias sociais - , a empresa carioca está tirando os cobradores de seus ônibus, substituindo pela

A Vila Real atende as áreas da Pavuna, Marechal Hermes, Honório Gurgel e Guadalupe, ligando-os para o Centro carioca ou para outros bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro. Sua origem se deu de uma cisão da antiga Auto Diesel. Sua frota é vinculada ao consórcio Internorte.

Essa é uma péssima notícia para seus passageiros, sobretudo se levarmos em conta que seus ônibus correm em muitos trechos de seus percursos. Recentemente, um acidente com um de seus ônibus, que atendia a linha 778 Cascadura / Pavuna, matou o motorista e feriu mais de 20 passageiros.

A dupla função do motorista-cobrador é apontada como um dos fatores que sobrecarregam os motoristas, já que eles se dividem entre dirigir o veículo e cobrar passagens, dividindo suas atenções entre fazer o percurso certo e dar o troco exato.

Com esse acúmulo de funções, o motorista se torna estressado, o que pode reduzir seu desempenho no volante, ameaçando a vida dos passageiros, uma vez que o duplo trabalho pode trazer um deslize que faz o veículo perder a direção e sofrer um sério acidente.

Os acidentes de ônibus no Rio de Janeiro se tornaram constantes desde 2011, com seus ônibus cada vez mais sucateados e os motoristas sobrecarregados. Em cada acidente, há uma média de 15 pessoas feridas, mas não raro causaram várias mortes, entre elas o de uma produtora de TV da Rede Globo e um ciclista olimpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário