domingo, 31 de maio de 2015

ESQUETE DE PROGRAMA HUMORÍSTICO PROTESTA CONTRA SISTEMA DE ÔNIBUS DO RJ


Uma esquete do programa humorístico Zorra, da Rede Globo de Televisão, de criação do comediante Marcius Melhem e sua equipe, satirizou os problemas referentes ao sistema de ônibus do Rio de Janeiro, relacionados à pintura padronizada e à desorganização dos consórcios, embora esses detalhes aparecessem de forma mais sutil.

Um passageiro embarca num ônibus que se parou em um ponto, com destino Bangu, improvisado na palavra impressa e colada na janela. Bangu corresponde ao consórcio Santa Cruz (Zona Oeste), mas o ônibus utilizado foi um da Transportes São Silvestre, do consórcio Intersul (Zona Sul, Tijuca e Centro).

O passageiro entra no ônibus e pergunta aos presentes se ele vai para Bangu. Os passageiros e o cobrador respondem que não sabem. Mas o motorista responde dizendo que o ônibus NÃO vai para o bairro em questão. O passageiro, satisfeito, decide entrar no ônibus.

A crítica social demonstra a revolta da população contra o atual sistema de ônibus carioca, marcado não só pela pintura padronizada, mas pela dupla função do motorista-cobrador e das linhas "esquartejadas" para "alimentação" do sistema BRT.

Apesar do silêncio quase absoluto da imprensa, manifestos como a sátira humorística mostram que a revolta popular contra esse sistema existe e não é pouca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário