sábado, 29 de agosto de 2015

BAIRRO DA ZONA SUL QUE "SOBRARÁ" PARA POBRES, FLAMENGO É REDUTO DE INSEGURANÇA


Diante do projeto de Alexandre Sansão de eliminar linhas para a Zona Sul, sob o pretexto de "melhorar o trânsito" - como se os ônibus, e não os automóveis, fossem os culpados pelos congestionamentos - , as praias de Flamengo e Botafogo são as únicas a restarem para a população pobre que puder pegar os ônibus que restarão, destinados a Mourisco, Largo do Machado e, quando muito, a estação de Siqueira Campos, numa área "tímida" de Copacabana.

Para Siqueira Campos, vale lembrar, serão destinadas linhas de grande espera, por serem de baixa frota. A redução de ônibus em circulação e o recuo de trajetos que se tornam cada vez mais distantes dos destinos originais restringirá grande demanda, que terá que se contentar com os acessos para Flamengo e Botafogo, os "últimos refúgios" das periferias da Zona Norte.

Só que as áreas já são marcadas pela insegurança e o acesso às mesmas não é fácil. As passarelas são lugares onde acontecem mais assaltos, principalmente a recente moda dos bandidos armados apenas de faca. Bolsas e telefones celulares são os objetos mais cobiçados pelos ladrões. As áreas também são redutos de usuários de crack.

As avenidas do Aterro do Flamengo, como Infante Dom Henrique e Nações Unidas, são mais corredores de passagens e, pela sua estrutura, são acessos pouco seguros até mesmo para quem mora nas proximidades, como Glória, Largo do Machado, Laranjeiras e os bairros das referidas praias, homônimos a times de futebol.

No caso de uma grande demanda para as praias, já que a "expulsão" de moradores da Zona Norte das praias de Leme, Copacabana, Arpoador e Ipanema criará uma superpopulação para Flamengo e Botafogo, sobrecarregando as passarelas.

Outro aspecto é que não há uma política de abrigo para moradores de rua e sem-teto, que se amontoam em vários lugares do entorno do Parque do Flamengo. O local tem 50 anos de existência, tendo sido inaugurado em 1965, sendo já um problemático lugar para frequentar os eventos culturais nele realizados.

Além disso, o banho de mar é considerado problemático, já que especialistas apontam Flamengo e Botafogo como praias impróprias para banho. O que pode fazer com que os banhistas corram uma séria ameaça potencial de ficarem doentes e contraírem virose apenas se mergulhando na água.

Sendo parte da Baía da Guanabara, famosa pela poluição, o risco existe e não pode ser ignorado. Dias atrás, num evento-teste de windsurfismo, um atleta sul-coreano adoeceu apenas porque caiu na água. Ele contraiu dores de cabeça, febre e teve vômito, sintomas típicos de quem contraiu virose.

Um comentário:

  1. As linhas que mais levam pessoas às prais da zona sul são as que usam os túneis e as que ligam a Central do Brasil (baixada) a Copacabana, Ipanema e Leblon. Todas essas foram anunciadas como mantidas ou substituídas por linhas tronchais. Não há honestidade intelectual neste texto.

    ResponderExcluir