terça-feira, 6 de outubro de 2015

PARA NÃO PREJUDICAR TURISMO, MÍDIA MINIMIZA EFEITOS DE PRIMEIRO DIA DE MUDANÇAS NOS ÔNIBUS


Cobertura morna foi feita pela grande imprensa no primeiro dia de alterações nas linhas de ônibus do Rio de Janeiro. Embora "admitisse" que houve queixas e confusão entre os passageiros, a avaliação da mídia foi um dia "tranquilo". Tomadas eram feitas em pontos intermediários. Pontos iniciais eram evitados para não mostrar o grosso da confusão.

Visando não prejudicar o turismo, a mídia teve que moderar nas críticas, já que reportagens negativas sobre o Rio de Janeiro costumam repercutir na mídia internacional, como CNN e BBC, e causar apreensão aos estrangeiros, que poderiam cancelar viagens turísticas programadas para o período das Olimpíadas de 2016.

Dessa forma, pouco se reportou sobre a mudança. A realidade não foi mostrada pela mídia, com terminais cheios, passageiros indignados e longas esperas por um ônibus. A baldeação foi incômoda e demorada, e as bandeiras dos ônibus, alternando dados de informação entre o destino do ônibus e o tipo de linha integrada, confundiam os passageiros, já desnorteados pela pintura padronizada.

O fluxo do Terminal da Central aumentou consideravelmente, com a chegada dos passageiros que, antes, se mantinham sentados nos ônibus da Zona Norte que eram destinados à Zona Sul. Com a mudança, tiveram que desembarcar ali, na esperança de pegar um assento num ônibus no seu ponto inicial, o que foi em vão. De dia e de noite, os horários de pico eram bem problemáticos.

Mesmo os ônibus mais "vazios", principalmente em horários de movimentos menores, tinham uma lotação correspondente a todos os assentos sentados e cerca de dez passageiros em pé. Esse é considerado o "padrão ideal" de lotação segundo os tecnocratas da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Passageiros tiveram que viajar em pé para não se atrasarem no trabalho ou nos estudos. Muitos passageiros também se dirigiam aos bancos, já que os bancários anunciaram ontem que iniciariam greve hoje. Passageiros que quiseram pegar lugares sentados chegavam a esperar pelo quarto ou quinto ônibus e prestar atenção no tumulto de passageiros.

Portanto, a avaliação do primeiro dia foi tumultuada, e tudo indica que continuará assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário