quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA IRREGULARIDADES EM MUDANÇAS DE LINHAS NO RJ


O Ministério Público do Rio de Janeiro analisa possíveis irregularidades em relação às mudanças ocorridas nas linhas de ônibus municipais cariocas nos últimos meses. Segundo a ação, as alterações foram feitas sem qualquer tipo de pesquisa relacionada às demandas e outros aspectos.

Segundo o órgão, as mudanças realizadas apontam a necessidade de fazer baldeação, o que estaria prolongando o tempo de deslocamento. Vários estudantes e trabalhadores que se deslocam da Zona Sul para a Zona Norte e vice-versa estariam se atrasando por causa das baldeações, contrariando o que o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, havia declarado.

De acordo com o secretário, que adotou as mudanças sob o pretexto de "otimizar" o sistema de ônibus, "somente 20% dos passageiros" seriam obrigados a fazer baldeação entre os trajetos da Zona Norte para o Centro e do Centro para a Zona Sul.

Outro aspecto a se observar é que os ônibus passaram a ficar muito lotados, com as mudanças. Antes, os ônibus saíam da Central apenas com a maior parte dos assentos ocupada e os lugares só seriam todos preenchidos no entorno do Castelo e da Cinelândia.

Atualmente, os ônibus que vêm da Central já estão não apenas com os lugares de sentados preenchidos, como já mostram um número médio de dez pessoas em pé, padrão de lotação considerado "ideal" pelos tecnocratas da Prefeitura do Rio de Janeiro, mas incômodo e desconfortável para os passageiros que se deslocam em grandes distâncias para o trabalho e os estudos.

Os técnicos do Ministério Público estão pensando em cancelar a nova etapa de mudanças. Eles deram um prazo para a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) apresentar seu relatório de pesquisas. Caso contrário, o processo de mudança nas linhas será interrompido em novas etapas. Não há informação se as mudanças já ocorridas poderão ser revertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário